Caixa


Esse menu permite a manutenção e alteração do cadastro dos Caixas.

Na inclusão de um Caixa no sistema, deve-se fazer uma série de Configurações, que definirão quais usuários devem ter acesso a ele e qual vai ser o comportamento geral. Para Incluir um Caixa acesse:

Menu: Financeiro > Fluxo de Caixa 

 

 

 

Filial: Selecione a Filial para qual o Caixa será válido.

 

Nome: Informe um nome para identificação do Caixa no sistema.

 

Usuários Vinculados: Somente os  Usuários que estiverem listados no quadro da direita terão acesso ao Caixa.

 

Tipo de Operações Permitidas: Indique se o Caixa fará somente Recebimentos, Pagamentos ou Ambos.

 

Tratamento de Saldo Inicial na Abertura: 

 

Digitado: O usuário deve informar o valor manualmente.

 

Dia anterior: O sistema preencherá o valor automaticamente a partir do último fechamento.

 

Zerado: Toda vez que o Caixa for Aberto, nenhum valor inicial será inserido.

 

Permitir Pagamento com Saldo Negativo: Se esta opção for selecionada, um pagamento sem saldo suficiente deixará o Caixa com status devedor.

 

Plano de Contas Obrigatório: Se esta opção for selecionada, todas as vezes que esse caixa for escolhido, um Plano de contas obrigatoriamente deve ser selecionado também.

 

Permitir Registrar Movimentação do Dia Anterior: Se esta opção for selecionada, será permitido realizar lançamentos retroativos no caixa, com o prazo máximo de 24 horas.

Clique no botão Inserir para finalizar o cadastro do caixa.

 

Dica Não é possível excluir um caixa aberto, é necessário primeiro fechar o caixa pra realizar a exclusão no sistema, para isso acesse o Fechamento de Caixa.