Esse menu permite a manutenção e alteração do cadastro dos Caixas.
Na inclusão de um Caixa no sistema, deve-se fazer uma série de Configurações, que definirão quais usuários devem ter acesso a ele e qual vai ser o comportamento geral. Para Incluir um Caixa acesse:
Menu: Financeiro > Fluxo de Caixa
Filial: Selecione a Filial para qual o Caixa será válido.
Nome: Informe um nome para identificação do Caixa no sistema.
Usuários Vinculados: Somente os Usuários que estiverem listados no quadro da direita terão acesso ao Caixa.
Tipo de Operações Permitidas: Indique se o Caixa fará somente Recebimentos, Pagamentos ou Ambos.
Tratamento de Saldo Inicial na Abertura:
Digitado: O usuário deve informar o valor manualmente.
Dia anterior: O sistema preencherá o valor automaticamente a partir do último fechamento.
Zerado: Toda vez que o Caixa for Aberto, nenhum valor inicial será inserido.
Permitir Pagamento com Saldo Negativo: Se esta opção for selecionada, um pagamento sem saldo suficiente deixará o Caixa com status devedor.
Plano de Contas Obrigatório: Se esta opção for selecionada, todas as vezes que esse caixa for escolhido, um Plano de contas obrigatoriamente deve ser selecionado também.
Permitir Registrar Movimentação do Dia Anterior: Se esta opção for selecionada, será permitido realizar lançamentos retroativos no caixa, com o prazo máximo de 24 horas.
Clique no botão Inserir para finalizar o cadastro do caixa.
Não é possível excluir um caixa aberto, é necessário primeiro fechar o caixa pra realizar a exclusão no sistema, para isso acesse o Fechamento de Caixa.