A Movimentação no Caixa permite realizar o registro das operações financeiras realizadas. Assim, será possível extrair relatórios e informações mais detalhadas.
Menu: Financeiro > Fluxo de Caixa > Incluir Movimentação
Serão exibidos os campos:
Caixa: Selecione o Caixa no qual será feita a Movimentação.
Será possível utilizar apenas um Caixa que já esteja Aberto para incluir lançamentos. Se o Caixa que deseja utilizar estiver Fechado será necessário realizar a Abertura do Caixa antes de inserir a movimentação.
Caixas cadastrados manualmente (que não sejam Conta Bancária) permitirão lançamentos em um intervalo de até 24 horas. Após este período é necessário realizar o Fechamento de Caixa e Abrir novamente, pois o SGflex entende que o período diário de funcionamento da empresa se encerrou e deve ser Fechado para contabilização.
Tipo: Selecione o Tipo de Operação a ser realizada: Recebimento; Pagamento ou Sangria.
Data / Hora da Movimentação: Informe a data e hora em que o lançamento está sendo realizado. O sistema preenche automaticamente com a data e hora atuais. Altere caso desejar.
Caso o Caixa permita lançamento retroativo, é possível realizá-lo somente até a data e hora em que o Caixa em questão foi Aberto.
Descrição: Caso queira adicionar alguma informação no lançamento, informe neste campo.
Referência: No caso de imprimir um recibo após o lançamento, informe neste campo a que se refere o lançamento. O SGFlex irá usar essa informação para impressão no recibo do lançamento.
Tipos de Vínculos:
Não Vinculado: Caso o movimento a ser incluído não seja referente a um documento já registrado no SGFlex.
Vinculado: Caso exista um documento já registrado no SGFlex, é possível realizar a filtragem de informações mais específicas para facilitar a baixa do mesmo.
Entidade: Ao informar este campo, o SGFlex irá realizar a pesquisa de todos os documentos em aberto relacionados a esta Entidade, de acordo com o tipo de movimentação selecionada.
Forma de Pagamento: Ao selecionar a informação neste campo, o SGFlex irá realizar a pesquisa de todos os documentos gerados com esta Forma de Pagamento, em conjunto com a entidade selecionada no passo anterior.
Campo disponível apenas em operações do tipo recebimento.
Número do documento: Caso não encontre o nome da entidade, é possível informar diretamente o número do documento a ser baixado, para que o SGFlex busque especificamente esta informação.
Campo disponível apenas em operações do tipo recebimento.
Nota Fiscal / Pedido: Caso tenha em mãos a informação relacionada a alguma destas opções, clique sobre a opção correspondente e informe o número, para que o SGFlex busque especificamente esta informação.
Campo disponível apenas em operações do tipo recebimento.
Após realizar o preenchimento dos campos, o SGFlex irá fazer a busca dos dados automaticamente e os exibirá em tela. Para realizar a baixa clique sobre o documento a ser baixado, verifique se os campos de valores estão corretos (Juros, Multa, Valor Pago).
Abaixo dos registros encontrados, serão exibidos os campos para definição de como está sendo feito o recebimento ou pagamento dos valores:
Valor Total: Será calculado automaticamente a somatória total dos documentos selecionados para efetuar a baixa.
Desconto: Caso for aplicar um desconto no valor geral informe neste campo, o SGFlex fará automaticamente o rateio entre os documentos selecionados.
Acréscimo: Caso haja um acréscimo no valor geral a ser pago informe neste campo.
Valor Final: Caso informado algum dos campos acima, será feito o cálculo da informação de valor atualizado e exibido neste campo.
Forma de Pagamento: Selecione a Forma de Pagamento na qual este documento está sendo baixado.
Valor Pago: Informe o valor pago com base no item anterior.
É possível realizar o pagamento ou recebimento de um documento com mais de uma Forma de Pagamento. Basta clicar no botão para que seja habilitado novo campo para preenchimento dos dados.
Caso o valor recebido ou pago informado no campo for maior que o valor total do documento, será exibido no campo Troco a quantia a ser devolvida no pagamento ou recebimento de documentos. Clique no botão para finalizar a movimentação.