Artigo Modelo


Aqui uma explicação resumida sobre a rotina.

 

Ao criar um artigo, vale observar que:

 

No Tíulo informamos o nome da tela da rotina ou do relatório para fácil identificação.

 

No Resumo do Artigo informamos um breve resumo do que se trata a rotina ou relatório.

 

E no Conteúdo do Artigo deve-se citar inicialmente o menu de acesso a rotina ou relatório, para ser localizado no MasterSGi ou SGFlex, dessa forma:

 

Menu: Menu > Submenu

 

Obs.: Não é necessário citar o "Incluir/Alterar/Consultar", pois geralmente toda rotina tem essas opções de menu. Então ao invés de citar Cadastros > Filiais > Alterar, cite apenas Cadastros > Filiais

 

Caso julgar necessário incluir alguma observação adicional sobre a rotina ou relatório, pode-se incluir antes da imagem.

 

Aqui um PRINT da tela

 

Em seguida, cite os campos da tela com uma breve explicação do que se trata cada campo. 

 

Campo 1: Descrição do Campo 1

 

Campo 2: Descrição do Campo 2

 

Campo 3: Descrição do Campo 3

 

Obs.: Sempre que citar uma outra rotina que consta o artigo no Ajuda, inclua um link para navegar até a respectiva rotina na mesma janela (Abrir link em... Janela Atual).

 

Dica Utilizar a imagem da lâmpada para dicas e sugestões

 

  Utilizar a imagem da exclamação para alertas de atenção

 

Pode-se criar um GIF para demonstrar a utilização de uma rotina, por exemplo: Gerar uma chave de API na plataforma de integração e-commerce. Para criação do GIF, grava-se o vídeo o converte para GIF no site https://convertio.co/pt/

 

Também é válido incluir informações sobre dúvidas frequentes que ocorrem no Suporte da OCTO.

 

Informações adicionais para os artigos de Relatório:

 

Deve-se incluir logo após informar o caminho (menu) do relatório, a possibilidade de visualização do mesmo, dessa forma:

 

DicaPara visualizar um exemplo do Relatório A em PDF, clique aqui.

 

Em "clique aqui" insira um link para ver o relatório em uma nova aba do navegador (Abrir link em... Nova Janela).  

 

Para gerar o link do PDF, acesse:

https://www.calameo.com/#login

usuário: suporte@octoti.com.br

senha: @octo@2024

 

Clique em PUBLICAR AGORA! e Selecione um arquivo do seu computador, depois de carregar o PDF, acesse as Publicações onde estará disponível o link do relatório, basta copiar e colar a URL no link do artigo.

 

 

 

Obs.: O relatório pode ser emitido em qualquer ambiente de teste com dados fictícios e não deve ter conter mais do que 3 páginas.

 

E ao final do artigo do relatório, inclua a origem dos dados do relatório, dessa forma:

 

 Origem de dados: Aqui será possível visualizar a origem dos dados apresentados no relatório.

 

Aqui um PRINT da tela de Origem dos Dados

 

 

Caso tenho vídeo disponível sobre a rotina, pode-se incluir um link em Vídeo

 

Selecione a Sub-Categoria a qual pertence o artigo.

 

Pode-se definir o Tipo Rascunho até que o artigo esteja realmente pronto para ser lido pelos colaboradores e clientes e Finalizado quando pronto. 

 

Para finalizar, inclua as Permissões Vinculadas onde será exibido através do Saiba Mais os artigos relacionados a rotina ou relatório que o usuário está acessando. Para isso, estando na tela do sistema, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Exibir código fonte do frame, será exibido em uma nova aba e basta copiar o final da URL conforme mostrado abaixo: