Permite consultar e atualizar os dados da Filial, além de orientar quais passos devem ser seguidos para que uma nova Filial seja implantada e fique funcional no SGFlex.
Menu: Parâmetros > Filiais
Mantenha os dados (certificado, endereço, telefone e logomarca) da sua Filial (Matriz e Lojas) sempre atualizados.
Abaixo um passo a passo a ser seguido para a inclusão de uma nova Filial no SGFlex:
Passo 1: Informe a OCTO sobre a nova Filial
O sistema SGFlex trabalha com licenciamento por Filiais, o que significa que será necessário a alteração do contrato de prestação de serviços e consequentemente o valor da mensalidade.
Caso tenha atingido o limite de Filiais contratadas, não será possível cadastrar uma nova Filial sem a autorização da OCTO, portanto entre em contato com o Suporte OCTO TI pelo telefone (17) 3211-9927 ou e-mail: suporte@octoti.com.br para liberação.
A liberação é feita rapidamente, e logo após o cadastro já poderá ser feito com o auxílio de um consultor de implantação da OCTO.
Passo 2: Cadastre sua Filial no SGFlex
Acesse o menu: Parâmetros > Filiais > Incluir e insira os dados da nova Filial.
Matriz: Caso a empresa cadastrada for uma filial, selecione a Matriz a qual ela pertence.
Essa informação influencia somente na emissão do SPED CONTRIBUIÇÕES, no qual ela é obrigatória.
Razão Social: Informe a Razão Social da nova Filial
Nome Fantasia / Apelido: Informe Nome Fantasia ou o apelido da nova Filial
Posteriormente você poderá escolher qual será mostrado nos filtros e telas do sistema: Razão Social ou Nome Fantasia.
CNPJ: Informe o CNPJ da nova Filial
CNAE: Informe o CNAE (o CNAE é o identificador dos serviços prestados por sua empresa)
Inscrição Municipal : Informe o número da Inscrição Municipal
Inscrição Estadual: Informe o número da Inscrição Estadual
Para as inscrições citadas acima, dependendo da classificação fiscal da empresa, pode-se ou não possuir tais dados.
Indicador da Natureza: Selecione o indicador da natureza da nova Filial
Tipo de Atividade Predominante: Selecione o tipo de atividade predominante/principal da nova Filial
As informações acima devem ser repassadas por seu contador ou obtidas pelo site da Receita Federal.
SUFRAMA: Informe o código SUFRAMA (esse campo é destinado as empresas da zona franca de Manaus)
Site: Caso a filial possua um site, basta informá-lo nesse campo
E-mail: Informe o e-mail para contato da nova Filial
Contato: Informe o telefone para contato da empresa
Certificado Digital: Esse campo será preenchido automaticamente após a instalação do Certificado Digital
Número de Série: Esse campo será preenchido automaticamente após a instalação do Certificado Digital
Data de Vencimento: Esse campo será preenchido automaticamente após a instalação do Certificado Digital
Modelo de Impressão de DANFE: Escolha o modelo que o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) será impresso
Endereço: Informe o endereço da nova Filial
Ao informar o CEP corretamente, as informações do endereço serão preenchidas automaticamente, bastando apenas definir o tipo de endereço mais adequado, o número e complemento se houver.
Telefones: Informe o telefone da nova Filial, sendo possível incluir mais de um telefone
Logomarca: Escolha uma imagem para logomarca da nova Filial
A logomarca aparecerá em algumas telas do sistema, na impressão de pedidos, ordens de serviço e nas notas fiscais emitidas. É recomendável uma imagem JPG, com tamanho de 150 x 50 pixels, ou, caso o seu logo tenha proporções diferentes, que não ultrapasse os 150 pixels de altura / largura.
Produtos: Defina o vínculo de Produtos desejado
Entidades: Defina o vínculo de Entidades desejado
Natureza da Operação: Defina o vínculo de Natureza de Operação desejado
Classificação Fiscal: Defina o vínculo de Classificação Fiscal desejado
Condição de Pagamento: Defina o vínculo de Condição de Pagamento desejado
Além dos cadastros supracitados, o cadastro de Usuários também é vinculado às filiais. Modifique-o para incluir a filial conforme sua necessidade.
Passo 3: Obtenha o Certificado Digital para nova Filial
O certificado digital é utilizado no acesso aos sistemas eletrônicos restritos, como o INSS, a Receita Federal (Portal e-CAC) e as juntas comerciais, do Distrito Federal e dos Estados, se você pretende emitir Cupom Fiscal, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) ou Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (NFC-e), precisará de um certificado digital no formato A1 ou A3.
Você pode adquirir seu certificado digital com a nossa empresa, a Xpressa Certificação Digital. Contate-nos através do telefone (17) 3218-8050.
Com o arquivo de extensão *.PFX e senha, será necessário Atualização de Certificado, lembrando que para cada Filial é necessário possuir um certificado, pois o mesmo é atrelado ao CNPJ.
Deve-se ficar atento a data de vencimento do certificado, visível no lembrete da página inicial do SGFlex, pois somente com um certificado válido é possível realizar a transmissão de suas notas com sucesso.
Passo 4: Configure a Série da Nota Fiscal
Antes de emitir as notas ficais de produtos ou serviços, configure a Série da NF para NF-e ou NFS-e, definindo o Número da Série e o Último Número de NFe Gerado.
Caso nunca tenha emitido nota fiscal para essa nova empresa, informe "0" (zero), e caso já tenha emitido nota fiscal fora do sistema SGFlex, informe o último número gerado.
Passo 5: Configure os parâmetros da nova Filial
O último passo a ser realizado é a parametrização utilizada pela empresa, acesse Configurações de Filiais e selecione a Filial para alteração desses parâmetros.
Depois de realizar esses passos, sua nova Filial estará pronta para uso no SGFlex.