A natureza de operação para produtos dita como o seu faturamento irá se comportar para os produtos vendidos por sua empresa. Você poderá cadastrar várias naturezas de operação da forma que melhor lhe atender.
Menu: Cadastro > Faturamento > Nat. de Operação Produtos
A OCTO orienta: Qualquer operação realizada no cadastro de CFOP, Natureza de Operação, alíquotas de impostos e qualquer parte fiscal, consultar o Escritório de Contabilidade que presta serviço a empresa.
Calcular ICMS? Marque essa opção caso a natureza de operação exija o cálculo de ICMS.
Calcular ICMS de Substituição Tributária? Marque essa opção caso a natureza de operação exija o cálculo de ICMS de Substituição Tributária.
Calcular IPI? Marque essa opção caso a natureza de operação exija o cálculo de IPI.
Calcular PIS/COFINS? Marque essa opção caso a natureza de operação exija o cálculo de PIS e COFINS.
Gerar Contas a Receber? Marque essa opção quando desejar que pedidos faturados com essa Natureza gerem contas a receber.
Buscar ICMS de Origem? Se habilitada, quando o pedido for faturado a alíquota de ICMS será a cadastrada no produto no campo ICMS no Fisco de Origem e se não habilitada, será a informada na tabela Fisco de Destino, de acordo com o estado de destino.
Não Imprimir valores de ICMS na nota fiscal? Caso queira que os valores de ICMS não apareçam na DANFe.
Buscar ICMS de origem para Situação Tributária 1? Marque essa opção caso queira que o ICMS de origem seja buscado quando a Situação Tributária for a 1.
Vincular a um plano de contas? Marque essa opção para que toda conta a receber gerada a partir do faturamento de um pedido com essa Natureza, seja vinculada a um Plano de Contas específico.
Somar IPI na base de cálculo do produto? Marque essa opção caso queira que o IPI seja somado na base de cálculo do produto.
Somar frete na base de cálculo de ICMS do produto? Marque essa opção caso queira que o frete seja somado a base de cálculo de ICMS.
Somar frete na base de cálculo de PIS/COFINS do produto? Marque essa opção caso queira que o frete seja somado na base de cálculo do PIS e Cofins.
Devolução? Marque essa opção quando a natureza for referente a devolução.
Somar Despesas Acessórias na base de cálculo de ICMS? Marque essa opção caso queira que o valor de despesas acessórias seja somado na base de cálculo de ICMS.
Separar lote vencido? Marque essa opção caso queira que seja possível realizar a separação de lotes vencidos.
Baixar estoque ao faturar? Marque essa opção para que ao faturar o pedido, o estoque seja baixado.
Valor mínimo para pedido: É possível definir um valor mínimo para pedido, quando definido, apenas pedidos com valores superiores poderão ser faturados.
Tipo de Emissão Fiscal: Esse campo define o tipo de emissão da Natureza de Operação. Selecione a opção mais adequada entre: NF-e, NFC-e e SAT.
Cadastre novas natureza de operação caso seja necessário, focadas em cada particularidade que a operação necessita. Evite ficar alterando a Natureza de operação a cada caso diferente. O ideal é que ter uma natureza de operação para cada uma: NF-e e outra para NFC-e, por exemplo. Deve-se repetir as configurações, mudando apenas o tipo de emissão fiscal.