Formas de Pagamento


O controle de Formas de Pagamento no SGFlex permite definir como os documentos financeiros serão gerados. A partir desta informação é possível gerar relatórios de controle financeiro com informações detalhadas.

 

Menu: Cadastros > Financeiro > Formas de Pagamento

 

 

Aqui serão cadastradas as formas de pagamento utilizadas pela empresa, entre elas:

 

 

  • Dinheiro:  Uma das formas de pagamento mais conhecida e utilizada. 
  
  • Cheque: Outra forma de pagamento é o cheque, que pode ser à vista ou pré-datado. Pode ser um cheque comum ou especial. 
  
  • Cartão de débito/crédito: Os cartões de crédito à vista ou parcelado, e o de débito, são pagamentos eletrônicos. 
  
  • DOC - Documento de Ordem de Crédito e TED - Transferência Eletrônica Disponível: É uma transferência eletrônica entre bancos. 
 
  • Boleto Bancário: O boleto é uma forma simples de pagamento. Pode ser utilizado hoje em dia em quase todas as compras online, e a vantagem é que você pode imprimi-lo e pagar em qualquer agência bancária ou estabelecimento conveniado, como casas lotéricas e outros. 
 
  
 

 

Aba Dados Principais 

 

Forma de Pagamento: Informe o nome da Forma de Pagamento que está sendo cadastrada. Esse nome será exibido nas telas em que é necessário a seleção desta informação. 

 

 Para a forma de pagamento Boleto seja funcional no sistema, é necessário realizar a configuração da Conta Bancária corretamente.

 

 

Custo de Utilização da Forma de Pagamento:  Informe neste campo se o valor cobrado pela instituição financeira para o uso desta forma de pagamento será em porcentagem (%) ou em valor fixo (R$) e em seguida informe esse valor. Esse custo não será repassado ao cliente por força da lei, que proíbe tal repasse. 

 
 
Tipo de Acréscimo: Selecione se o acréscimo informado acima será calculado como Juros Simples ou Coeficiente (Juros Compostos). 

 

 
Habilitar Baixa Automática? Marque SIM, para formas de recebimento imediato. Nessa situação ao realizar o faturamento de um pedido o MasterSGI
 entenderá que o valor do pedido já foi recebido totalmente, então fará um lançamento no Fluxo de Caixa de crédito e irá alterar o status da conta para quitado. 
 

 
Habilitar Conta Bancária? Se marcado SIM, no momento do pagamento de um pedido será habilitado um campo para selecionar a Conta Bancária na qual este valor será creditado. 
 

 
Habilitar Cheques? Se marcado SIM, no momento do pagamento será habilitado campo para inserir os dados do cheque, como: Emitente, Banco, Agência, Série, dentre outros. 

 
 
Exibir Resumo de Pagamento no Cupom Fiscal? Se marcado SIM será impresso um resumo das Formas e Condições de Pagamento no cupom fiscal. 

 
 
Utiliza Crédito da Entidade? Se marcado SIM, no momento do pagamento será possível abater do valor a ser recebido o Crédito que o cliente possa ter em seu nome. 

 

 

Utiliza Crédito da Entidade como Desconto? Se marcado SIM, o crédito da entidade será exibido como desconto no pedido. 

 
 
Arredondar os valores para a primeira parcela no Faturamento? Se marcado SIM, nos casos onde for realizado o parcelamento do valor a ser recebido do cliente e na primeira parcela houver um valor quebrado, por exemplo R$45,00, o MasterSGi irá arredondar este valor para R$50,00 e as demais parcelas serão divididas igualmente, de acordo com o valor restante a ser pago. 
 

 
Habilitar Débito Automático? Se marcado SIM, essa forma de pagamento será tratada como Dinheiro, ou seja, vai ser considerada como já paga e a respectiva parcela assumirá o Status Quitada. 
 

 
Exibir parcelas na impressão da Nota Fiscal? Se marcado SIM, quando for realizada a transmissão da nota fiscal e for fazer a impressão, serão impressas também as informações das formas de pagamento definidas no pedido. 
 

 
Repassar valor adicional para a Forma de Pagamento? OPÇÂO DESABILITADA POR FORÇA DA LEI, que proíbe esse repasse. 
 

 
Forma de pagamento utilizado no CF-e/NF-e: Informação padrão usada para emissão do cupom fiscal eletrônico obrigatória para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. 


 
Credenciadora do Cartão de Crédito ou Débito utilizado no CF-e: Selecione a empresa que fez o credenciamento do sistema de Cartão de Crédito e Débito usado no equipamento emissor de Cupom Fiscal. Usado SOMENTE quando a emissão de cupons é exclusiva via SAT e o item anterior (Forma de pagamento utilizado no CF-e/NF-e) estiver ajustado para Cartão de Crédito. 

 

 

Aba Condições de Pagamento 

 

 

 

 

Nessa aba aparecem as Condições de Pagamento cadastradas no sistema. Na frente de cada Condição de Pagamento existe um campo para caso desejado, inserir um valor em %. O valor informado será somado ao valor do pedido quando selecionada essa Condição de Pagamento, no momento da Finalização do Pedido.  

 

 

 

 No cadastro de Condições de Pagamento existe a aba Formas de Pagamento, onde também é possível cadastrar os juros que incidirão sobre o total do pedido. Caso opte por cobrar juros, informe em apenas em um dos cadastros para não haver duplicidade.